Idioma

TEMPO EM FREI LAGONEGRO

SIGA NAS REDES SOCIAIS

História

Ano de 1948: Dona Delmira, esposa do Sr. Manoel Fagundes, doou um terreno em umalocalidade conhecida como Bonsucesso, em homenagem ao Padroeiro local, Senhor Bom Jesus, onde seriam realizadas as festas e comemorações. E, uma vez doado para as pessoas que ali chegavam e necessitavam de moradia, lhes era dado um lote para que ali pudessem se instalar. E assim foram chegando, de várias localidades da região e de cidades vizinhas. Uns já chegavam com seus familiares, outros planejavam por ali constituir sua família.

Os primeiros moradores do povoado de Bonsucesso foram: José Gonçalves de Almeida, Romualdo Romão, Joviano Líbano, Juca Flor, Zacarias Ferreira dos Santos, Antônio Ramos, José Maria Costa (conhecido como Zé Balainho) e Sebastião Fragoso. Daí foram chegando pessoas e mais pessoas. A renda destas famílias era proveniente da lavoura e pecuária, o que garantia a auto sustentação.

Estradas? Nem pensar! Eram somente trilhas para o tráfego de animais, onde os meios de transporte eram cavalos e carro de boi. Automóvel por aqui era considerado luxo e condução de poucos.

As primeiras estradas foram feitas na base das enxadas.A primeira missa foi celebrada em uma casinha de sapé, realizada por Frei Bernardino de Lagonegro, também conhecido pelo povo da região como “Capuchinho Vigário”, que enfrentou diversas dificuldades pelo caminho, fazendo todo o percurso a cavalo.

Frei Lagonegro, vítima de um tiro de pistola disparado em sua perna direita, conforme consta no atestado de óbito, veio a falecer aos 45 anos de idade, no dia 18 de maio de 1964. Foi sepultado solenemente, dentro da Igreja Matriz de São José do Jacuri, de acordo com documento redigido pelo Vigário da cidade de Rio Vermelho, Padre Antônio Alves dos Reis.

Anos mais tarde, chefiados por Aprígio Rocha, os Senhores Antônio Lino, Antônio Fragoso, Agostinho Gonçalves e Romualdo Romão, construíram a primeira igreja do povoado, que tinha como celebrante o Padre Otávio, que alguns anos depois, foi substituído pelo Padre Júlio, que vinha a cavalo de São José do Jacuri. Juntamente com outros moradores, Padre Júlio construiu o cemitério local.

Em 21 de dezembro de 1995, com sua emancipação política, a comunidade de Bonsucesso recebeu o nome de Frei Lagonegro, homenageando então o “Capuchinho Vigário” pela sua dedicação, amor eserviços prestados à comunidade

Pular para o conteúdo